Portal do cachorro, identificando as raças de cachorro e descrevendo as suas características gerais, seu comportamento, cuidados a ter, modos de treinamento e tipos de atividades preferenciais de cada cachorro, enfim, tudo o que importa conhecer para fazer uma escolha adequada ao seu modo de estar, modo de viver e ambiente familiar

sábado, 20 de outubro de 2012

Cachorro Dálmata

Características gerais do cachorro Dálmata

O Dálmata é uma raça de cachorro antiga, acredita-se que o Dálmata teve origem numa região da antiga Jugoslávia chamada Dalmácia. Sua resistência, tamanho e capacidades de cachorro de guarda fez dela uma raça favorecida pela aristocracia Inglesa. Durante as duas Guerras Mundiais, o Dálmata foi usado para proteger os campos de soldados norte-americanos. O Dálmata é frequentemente associado, como cachorro de quartel.

Caráter do cachorro Dálmata

Dálmatas são de tamanho médio e são extremamente ativos e enérgicos. Eles são ousados, originais, e são conhecidos como os palhaços do mundo cachorro. Esta é uma raça versátil, que possui a capacidade de funcionar como um caçador de vermes, cachorro, cachorro de guarda, e artista de circo, além de ser um companheiro leal.

Temperamento do cachorro Dálmata

O Dálmata é extremamente social e prospera em companhia e atenção humana. Eles são extremamente sensíveis e não devem ser deixados sozinhos por longos períodos de tempo. Se eles se sentirem solitários ou entediados vão tornar-se deprimidos e destrutivos. O Dálmata não é recomendado para viver em casas com crianças pequenas, devido à sua natureza exuberante e indisciplinada. Normalmente convive bem com os animais domésticos, mas mostra agressividade para os cachorros que não conhece. Esta raça é indiferente com estranhos e faz um excelente cachorro de guarda, só se ouve latir quando absolutamente necessário.

Cuidados com o cachorro Dálmata

O Dálmata requer escovagem frequente com uma escova de cerdas firmes para minimizar o pelo solto. Atenção extra deve ser dada à pelagem nos períodos de maior perda de pelo. Deve tomar banho apenas quando for absolutamente necessário usando um shampoo suave para proteger a integridade do pelo e da pele. Esta raça não se dá bem em condições meteorológicas extremas e são propensos a fungos de grama úmida e solo, bem como carrapatos e pulgas. Os vários problemas de saúde que afetam esta raça incluem bexiga, surdez e pedras nos rins, alergias de pele e alimentos, e displasia da anca.

Pelagem do cachorro Dálmata

O Dálmata tem pelagem lisa, curta e densa. A cor da pelagem é branco puro, com manchas de preto ou fígado. Os filhotes nascem completamente brancos e manchas desenvolvem-se à medida que amadurecem. Esta raça tem mudança de pelagem profusa duas vezes por ano.

Treinamento do cachorro Dálmata

O Dálmata requer intensiva e extensiva socialização precoce e ao longo da vida, bem como a obediência básica. Sem treinamento, o dálmata tem uma propensão a ser tímido ou tenso. Eles não respondem a métodos severos ou pesados. O treino deve ser feito com firmeza, lealdade, coerência, recompensa e paciência. Dálmatas destacam-se em competição de obediência e agilidade.

Atividade do cachorro Dálmata

O dálmata deve ter exercício frequente diário. Eles gostam de participar de atividades familiares e sessões de jogos. Tempo gasto com a sua família é extremamente importante para esta raça. Com seu alto grau de resistência, o Dálmata faz uma excelente caminhada, jogging, sendo õtimo companheiro de caminhada. O cachorro Dálmata vive melhor em ambientes como um quintal cercado com segurança onde eles podem brincar e correr. Dálmatas não são recomendados para apartamento a menos que seja possível que eles possam fazer uma caminhada ou correr várias vezes por dia.

Peso do cachorro Dálmata

18-27 kgs

Altura do cachorro Dálmata

50-60 cm

Cores do cachorro Dálmata

Preto ou manchas na variedade fígado (deve ser castanho fígado  no fundo branco; pontos devem ser redondos, bem definidos e, de preferência separados. Dálmatas nascem brancos e desenvolvem manchas.

0 comentários: