Portal do cachorro, identificando as raças de cachorro e descrevendo as suas características gerais, seu comportamento, cuidados a ter, modos de treinamento e tipos de atividades preferenciais de cada cachorro, enfim, tudo o que importa conhecer para fazer uma escolha adequada ao seu modo de estar, modo de viver e ambiente familiar

sábado, 20 de outubro de 2012

Cachorro Dobermann (Doberman Pinscher)

Características gerais do cachorro Doberman Pinscher

O cachorro Dobermann surgiu na Alemanha durante a década de 1860. O Doberman foi usado como um guardião pessoal e fiscalizador, pastor de ovelhas, e como cachorro-arma. Desenvolvido por Louis Dobermann, esta raça é um dos poucos a ter o nome do seu criador. Esta raça nobre e orgulhosa serviu heroicamente durante duas guerras mundiais e é o cachorro de combate oficial da Marinha dos Estados Unidos.

Caráter do cachorro Doberman Pinscher

Muscular, elegante e gracioso, o Dobermann apresenta porte médio a grande. Este cachorro é corajoso, inventivo, ousado, e muito inteligente. É uma das raças de cachorros mais respeitados e populares; conhecidos por pessoas com profunda devoção e natureza protetora.

Temperamento do cachorro Doberman Pinscher

Versátil, destemido, e assertivo, o Dobermann convive bem em companhia humana e reage a estímulos  É extremamente leal e protetor de sua família e do lar. O Dobermann convive melhor com crianças mais velhas, bem-comportadas, e atenciosas. Normalmente não se dá bem com outros animais domésticos. São distantes e reservados com estranhos, sendo excelentes cachorros de guarda. Podem ter estreita ligação com um membro da família em particular. O Dobermann requer atenção constante e não devem ser deixados sozinhos por longos períodos de tempo pelo que não deve ser adotado por pessoas que passem pouco tempo em casa. Não são recomendados para donos novatos, inexperientes, ou sedentários.

Cuidados com o cachorro Doberman Pinscher

O Dobermann exige cuidados mínimos  Escovagem ocasional ou limpeza da pelagem com um pano úmido irá minimizar o pelo solto. Higiene dental é essencial para evitar a perda dentária precoce. Também é importante manter as unhas aparadas curtas. Banho ou champô seco deve ser dado apenas quando absolutamente necessário. O Dobermann é propenso ao Síndrome de  Wobbler, doença de von Willebrand, inchaço, displasia da anca, e distúrbios cardíacos congênitos. Eles não se dão bem em climas frios.

Pelagem do cachorro Doberman Pinscher

A pelagem do Dobermann é grossa, lisa, curta, dura e bem aderente. As cores da pelagem são em preto, o castanho-escuro, ou o azul, com discretas manchas vermelho-ferrugem Há tipicamente marcas ferrugem coloridas acima dos olhos, no focinho, garganta, pernas, patas, peito e abaixo da cauda.

Treinamento do cachorro Doberman Pinscher

O Dobermann é fácil de treinar, mas requer um dono dominante. Socialização precoce e obediência são fundamentais para evitar a timidez e agressividade. Eles não vão responder a métodos severos ou pesados. Esta raça reage melhor a técnicas de reforço positivo, firmeza, imparcialidade, coerência e respeito. O Dobermann destaca-se em obediência competitiva, schutzhund, rastreamento, busca e salvamento, em trabalho de polícia, e, como um cachorro de terapia.

Atividade do cachorro Doberman Pinscher

Altamente energético, o Dobermann requer extenso exercício diário e estimulação. Eles gostam de sessões de jogos em família e fazer de companheiros de caminhada. Esta raça vive bem em apartamento, desde que sejam suficientemente exercidos. No entanto, um quintal cercado com segurança é melhor para brincarem e correr livremente.

Peso do cachorro Doberman Pinscher

28-41 kgs

Altura do cachorro Doberman Pinscher

Macho: 66-72 cm
Fêmea: 61-66 cm

Cores do cachorro Doberman Pinscher

Preto, vermelho, azul e dourado, todos com manchas castanhas.

0 comentários: